logomarca

SAIBA UM POUCO DE NOSSA CIDADE

MOSSORÓ

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte destaca-se na economia pela produção de sal marinho, frutas tropicais, petróleo e gás natural. A construção civil, a indústria, o comércio e o turismo também tem forte participação na economia mossoroense. Situada no oeste potiguar e equidistante de duas capitais, Natal a 277 km e Fortaleza/CE a 260 km, tem aproximadamente 300 mil habitantes, polarizando cerca de 60 municípios do RN, CE e PB, com um contingente superior a 1 milhão de habitantes.

Os investimentos em obras de urbanização da cidade também têm contribuído para sua expansão sociocultural, gerando renda através de espetáculos de dança e teatro, além dos grandes eventos que já fazem parte do seu extensivo calendário, considerado o mais movimentado e diversificado do Nordeste, com destaques para o Mossoró Cidade Junina, a Expofruit, o Auto da Liberdade e a própria FICRO, que atraem cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros.

Sua história é marcada pelas lutas e conquistas de um povo forte e batalhador, que expulsou o bando do famoso cangaceiro Lampião, em 1927. Foi berço do primeiro voto feminino da América Latina; foi palco do Motim das Mulheres em protesto à Guerra do Paraguai, tendo ainda libertado seus escravos 5 anos antes da Lei Áurea entrar em vigor. Estes fatos marcantes deram a Mossoró o título de Terra da Liberdade e Capital Cultural do Rio Grande do Norte. A cidade é também porta de entrada do Polo de Turismo Costa Branca, região rica em atrativos turísticos naturais com serras, praias, dunas, sítios arqueológicos, cavernas e águas termais.

A Cidade passou também a integrar a Rota das Falésias, roteiro turístico cearense, que se inicia com o desembarque de turistas no aeroporto de Fortaleza/CE, percorrendo, a partir de Aquiraz, 215 km pelo litoral leste do Ceará, chegando até o município de Mossoró.

Realização: